O Rumo Seguro® funciona como agente de ligação entre as várias entidades envolvidas no programa isto é, a pessoa que se perdeu, a pessoa que a encontrou, as autoridades e o respectivo Cuidador. O objectivo do programa Rumo Seguro é, em situações de crise, permitir uma rápida identificação do Cuidador da pessoa que anda a deambular, por forma a facilitar um regresso rápido deste para junto da sua família.

O acesso à identificação do Cuidador é realizado através do dispositivo do programa Rumo Seguro, atribuído no momento da sua inscrição, o qual deverá ser permanentemente usado/transportado pela pessoa que tem a seu cuidado.

 

Em situações de crise, o Cuidador deverá:
• Contactar de imediato a linha 808 101 212 por forma a informar os gestores do Rumo Seguro do desaparecimento da pessoa, indicando o código individual do dispositivo que a pessoa desaparecida usa/transporta, assim como a hora do desaparecimento e alguns dados que lhe serão solicitados no momento pelo operador;
• Contactar e alertar as autoridades locais;
• Manter sempre disponíveis os contactos indicados no formulário de inscrição;
• Avisar de imediato os gestores do Rumo Seguro e as Autoridades se, entretanto, a pessoa desaparecida for encontrada ou regressar a casa.

 

De imediato, é activada a rede de parceiros do Rumo Seguro, mantendo um contacto contínuo com estas entidades, por forma a poder contribuir para uma maior eficácia na identificação e localização da pessoa desaparecida.

 

Durante o processo de gestão de crise, poderão acontecer várias situações, entre as quais:
1. Um cidadão aperceber-se que a pessoa apresenta sinais visíveis de desorientação espacial, com evidente desconhecimento do local em que se encontra e dos meios possíveis de regresso a casa e acompanhá-lo até ao posto ou esquadra mais próxima, ou
2. Após se aperceber que a pessoa está desorientada, o cidadão tentar procurar, junto da pessoa perdida, qualquer elemento identificativo do Rumo Seguro (colar com medalha ou pulseira) com o número de contacto 808 101 212 e ligar para reportar a situação, ou
3. Um dos parceiros do programa Rumo Seguro encontrar a pessoa que se encontra perdida e reportar a ocorrência.

Em qualquer das situações, o operador do Rumo Seguro activará sempre alguns procedimentos de segurança. Um vez confirmado o código individual, o Cuidador será informado do local onde a pessoa foi encontrada. Simultânea e periodicamente, serão dadas todas as informações recolhidas ao cuidador, para que este esteja devidamente informado dos procedimentos em curso.

Até ao final de 2018 estão previstos avanços tecnológicos que permitirão optimizar os processos de apoio a pessoas em deambulação.

 

2
distinções nacionais
365
dias por ano no auxílio aos cuidadores
48
situações de crise
55
período médio de resolução da crise